Casamentos – Regras de etiqueta para convidados

Casamentos – Regras de etiqueta para convidados

Já todos fomos convidados para muitos casamentos, mas ainda há muita confusão relativamente ao protocolo desta instituição social. Assim, vou abordar algumas algumas das regras para as quais todos os convidados deverão estar conscientes.

Código de vestuário

Toda a gente sabe a regra de ouro: não vestir branco. Por vezes, no entanto, quando é um casamento de verão, os convidados poderão pensar que o cor pérola ou marfim são hipóteses potenciais, mas na realidade não são… não queremos usar nada que possa ofuscar a noiva. O preto também é um don’t!

Num casamento que tenha lugar após as 18h, o código é estritamente cocktail ou vestido longo. A cor vermelha não está excluída desde que não pareça a Jessica Rabbit.

Convites

É simples: RSVP até à data indicada no convite. Se a data não estiver presente, responda tão prontamente quanto possível. Se for um e-convite, a regra é a mesma.

Quanto ao acompanhante

Relativamente aos acompanhantes, não se deve pedir para levar alguém em circunstância nenhuma. 

Prenda

O casamento é quando devemos dar a alguém exatamente o que pedem, nunca tente oferecer algo que esteja fora da lista de casamento. Deve-se sempre, mas sempre dar uma prenda de casamento, mesmo quando não se pode estar presente no evento.

Tenha um comportamento discreto

O principio a seguir é nunca ofuscar a noiva. Para além do óbvio – não se embebedar – não ver no casamento de um ente querido uma oportunidade romântica para pedir a namorada em casamento – fazer um brinde ou discurso sem embaraçar os noivos de forma nenhuma.

Seguindo esta dicas é seguro que terá um comportamento  irrepreensível, e que num futuro próximo ninguém terá dúvidas quando pensar em convidá-la para um casamento 🙂

Poderá também gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *